terça-feira, 11 de outubro de 2011

Como os mamiferos aquaticos fazem para dormir ?

Os mamíferos que passam a vida toda na água não dormem, apenas descansam. Todos os cetáceos — como as baleias verdadeiras, golfinhos, botos, cachalotes e orcas — relaxam de maneira completamente diferente da nossa. O tempo que eles gastam descansando é curto, não se sabe com exatidão se passam segundos ou poucos minutos em relaxamento.

O que se sabe com segurança é que o descanso desses habitantes dos oceanos é comparado ao nosso estágio alfa de sonolência — quando, por exemplo, estamos quase dormindo com a TV ligada e alguém desliga o aparelho e despertamos. Nesses períodos, a concentração de oxigênio no sangue dos cetáceos diminui. Há uma redução na liberação do sangue para os tecidos — com exceção, é claro, dos órgãos vitais. Conseqüentemente, os batimentos cardíacos também diminuem o ritmo.

A orca, o boto cinza, o boto-cor-de-rosa, o golfinho e o cachalote descansam fazendo um movimento de sobe-e-desce na água. Nesse zigue-zague, voltam à superfície para respirar e continuar relaxando. Já as baleias verdadeiras, as maiores dos oceanos, como a azul, a jubarte e a franca, costumam "cochilar" na superfície. Também podem fazer o zigue-zague, mas como o risco de atropelamento é alto, acabam ficando ˆ vista dos barcos. Resistentes, fazem grandes travessias, como do sul da Argentina ao sul da Bahia, sem descansar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário